Desenvolvimento e avaliação da competência comunicativa na formação inicial de professores

Autores

  • Marta Gràcia Universidad de Barcelona
  • Maria-Josep Jarque Universidad de Barcelona
  • Marta Astals
  • Kholoud Rouaz Universidad de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2020.30.591

Palavras-chave:

competência comunicativa, aprendizagem, avaliação, formação docente, Espanha

Resumo

A educação dos futuros professores necessariamente deve incluir o desenvolvimento da competência
comunicativa por seu carácter fundamental como instrumento de comunicação, de produção e transformação
do conhecimento e para a melhora da qualidade das aprendizagens, assim como para favorecer
o desenvolvimento do pensamento crítico, tanto em relação com os próprios estudos como com seu
posterior desempenho professional. A pesar disso, são poucos os estudos e investigações dedicadas a isso.
O propósito deste artigo é contribuir com o preenchimento deste vazio mediante a apresentação dos
resultados de um estudo cujo objetivo se sustenta na melhora da construção de textos orais argumentativos
e na reflexão metalinguística sobre seus elementos, mediante o desenvolvimento e introdução de
estratégias e instrumentos docentes. Se utilizou um método misto, que inclui análises quantitativas e
qualitativas. Os instrumentos utilizados foram a evaloe ou Escala de Avaliação da Língua Oral em
contexto Escolar (Gràcia et al., 2015a) e uma rubrica construída para efeito. Os resultados mostram que
se se introduzem estratégias e instrumentos docentes ajustados, os estudantes aprendem a construir textos
(solilóquio e dialogo) e a refletir sobre eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Gràcia, Universidad de Barcelona

Española. Doctora en Psicología por la Universidad de Barcelona, España. Profesora titular en el Departamento de Cognición, Desarrollo y Psicología de la Educación, Universidad de Barcelona. Temas de investigación: enseñanza y aprendizaje de la lengua oral en contexto escolar y universitario, instrumentos de evaluación y de formación docente en lengua oral.

Maria-Josep Jarque, Universidad de Barcelona

Española. Máster en Lingüística, Licenciada en Filología. Profesora asociada en el Departamento de Cognición, Desarrollo y Psicología de la Educación de la Universidad de Barcelona, España. Temas de investigación: enseñanza y aprendizaje de lenguas en la modalidad oral y signada y en la estructura lingüística de las lenguas de signos.

Marta Astals

Española. Estudiante del grado de Psicología en la Universidad de Barcelona, España. Investigadora en formación en el Departamento de Cognición, Desarrollo y Psicología de la Educación de la Universidad de Barcelona. Temas de investigación: enseñanza y aprendizaje de la lengua oral en contexto universitario.

Kholoud Rouaz, Universidad de Barcelona

Marroquí. Estudiante del grado de Psicología en la Universidad de Barcelona, España. Investigadora en formación en el Departamento de Cognición, Desarrollo y Psicología de la Educación de la Universidad de Barcelona. Temas de investigación: enseñanza y aprendizaje de la lengua oral en contexto universitario.

Publicado

2020-02-01

Como Citar

Gràcia, M., Jarque, M.-J., Astals, M., & Rouaz, K. (2020). Desenvolvimento e avaliação da competência comunicativa na formação inicial de professores. Revista Iberoamericana De Educación Superior, 11(30). https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2020.30.591

Edição

Seção

Contornos