Entre Benjamin e a escola: um Angelous Novus que atravessa

Autores

  • Edgar-Daniel Anaya-Torres Universidad Autónoma de Tlaxcala

DOI:

https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2024.44.1889

Palavras-chave:

educação, escola, progresso, pensamento, futuro

Resumo

O ensaio relaciona os conceitos de escola e progresso como resultado da modernidade que Benjamin delineia, a fim de proporcionar a possibilidade de que a educação escape dessa visão do passado, desse devir traçado por uma única linha da história. A metodologia é sistematizada a partir de uma constelação, onde os elementos são dispostos de forma não sequencial, como fragmentos que, a partir da relação com filmes e livros, propõem metáforas para observar espaços vazios que não foi possível iluminar. Por fim, busca-se gerar uma ideia que nos permita encontrar a relação entre pensamento e educação, como ruptura ou fratura da história e com ela da realidade, buscar uma possibilidade de pensar o que não é iluminado, o que não é pensado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edgar-Daniel Anaya-Torres, Universidad Autónoma de Tlaxcala

Mexicano. Doctorado en Educación, Universidad Autónoma de Tlaxcala (UATx), México. Profesor de tiempo completo, Centro de Investigación Educativa, UATx, México. Temas de investigación: poder, educación, precariedad laboral, identidad docente. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4879-2089.

Referências

Adorno, Theodore (2005), Dialéctica Negativa. La jerga de la autenticidad, Madrid, Ediciones Akal.

Adorno, Theodore (1998), Mínima Moralia. Reflexiones desde la vida dañada, Madrid, Ediciones Taurus.

Anaya, Edgar (2020), "Sobre el poder y la identidad docente", Inventio, vol. 16, núm. 38, pp. 1–9, DOI: https://doi.org/10.30973/inventio/2020.16.38/2.

Anaya, Edgar (2019), "Calidad educativa como precarización laboral: análisis de América Latina", Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, vol. XLIX, núm. 2, pp. 9-34, <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27059273004> [Consulta: noviembre de 2022].

Beigel, Fernanda (2003), "Las revistas culturales como documentos de la historia latinoamericana", Utopía y Praxis Latinoamericana, vol. 8, núm. 20, pp. 105-115, <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27902007> [Consulta: diciembre de 2022].

Benjamin, Walter (2008), Tesis sobre la historia y otros fragmentos, México, Editorial Itaca.

Benjamin, Walter (2007), Libro II/Vol. 1, Madrid, Abada Editores.

Benjamin, Walter (1996), La dialéctica en suspenso: fragmentos sobre historia, Santiago, L.O.M Ediciones.

Benjamin, Walter (1987), Dirección única, Madrid, Editorial Alfaguara.

Benjamin, Walter (1971), "La tarea del traductor", Angelus Novus, pp. 127-143, <https://masterenedicion.com/wp-content/uploads/2016/01/Walter-Benjamin-La-tarea-del-traductor.pdf> [Consulta: enero de 2023].

Bolaño, Roberto (2003), Los detectives salvajes, Barcelona, Editorial Anagrama.

Bourdieu, Pierre, Jean-Claude Chamboredon y Jean-Claude Passeron (2008), El oficio del sociólogo. Presupuestos epistemológicos, Buenos Aires, Siglo Veintiuno Editores.

Ende, Michael (2001), La Historia Interminable, Buenos Aires, Editorial Alfaguara.

Foucault, Michel (2007), Los anormales, Buenos Aires, Fondo de Cultura Económica.

Foucault, Michel (2002), Vigilar y castigar: nacimiento de la prisión, Buenos Aires, Siglo Veintiuno Editores.

Foucault, Michel (1992), Genealogía del racismo, Madrid, Editorial La Piqueta.

Fukuyama, Francis (1992), El fin de la historia y el último hombre, México, Editorial Planeta.

González, Ángel (2013), Cuaderno no. 62, Biblioteca Virtual Omegalfa, <https://omegalfa.es/downloadfile.php?file=libros/cuaderno-de-poesia-critica-n-062-angel-gonzalez.pdf> [Consulta: febrero de 2023].

Han, Byung-Chul (2016), Sobre el poder, Barcelona, Herder.

Han, Byung-Chul (2014), Psicopolítica Neoliberalismo y nuevas técnicas de poder, Barcelona, Herder.

Horkheimer, Max (1973), Crítica de la razón instrumental, Buenos Aires, Editorial Sur.

Kuhn, Thomas (1996), La estructura de las revoluciones científicas, México, Fondo de Cultura Económica.

Lang, Fritz (1953), Los sobornados, Estados Unidos, Columbia Pictures.

Lang, Fritz (1927), Metrópolis, Alemania, Europa Verlag.

Méliès, Georges (1902), Viaje a la luna, Star Film Company.

Moore, Alan y Dave Gibbons (1986), Watchmen, México, Planeta-De Agostini.

Nietzsche, Friedrich (2011), Así habló Zarathustra, Barcelona, Alianza Editorial.

Shakespeare, William (2018), La Tempestad, Quito, Ediciones Nacionales Unidas.

Žižek, Slavoj (2018), El coraje de la desesperanza. Crónicas del año en que actuamos peligrosamente, Barcelona, Editorial Anagrama.

Publicado

2024-10-01

Como Citar

Anaya-Torres, E.-D. (2024). Entre Benjamin e a escola: um Angelous Novus que atravessa. Revista Iberoamericana De Educación Superior, 15(44), 61–71. https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2024.44.1889

Edição

Seção

Territórios