Transição para a universidade de estudantes rurais no Chile

Autores

  • Valentina Giaconi Universidad de O'Higgins
  • Enoc Lemus-Cortez Universidad de O'Higgins
  • Manuela Mendoza-Horwitz Universidad de O'Higgins

DOI:

https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2025.46.1655

Palavras-chave:

ruralidade, acesso à universidade, transição para a universidade, políticas educacionais, divisão rural-urbana, Chile

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender como os contextos rurais condicionam o acesso à universidade na perspectiva dos estudantes que conseguiram acessá-la. Para isso, foi utilizada uma metodologia qualitativa onde foram entrevistados 12 jovens com diferentes níveis de ruralidade da Região de O’Higgins, no Chile. Os resultados mostram que todos os estudantes relataram ter altas expectativas de ingresso na universidade. Os mais rurais receberam maior apoio de suas escolas; no entanto, percebem menor qualidade de ensino. Além disso, a distância geográfica surgiu como um dos principais fatores que prejudicam o acesso ao ensino superior.

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Biografia do Autor

Valentina Giaconi, Universidad de O'Higgins

Chilena, doctora en Modelación Matemática, Universidad de Chile, Chile y Doctora en Ciencias de la Educación, Universidad Grenoble Alpes, Francia. Temas de investigación: sistema educativo y factores psicosociales, educación estadística. ORCID: https:// orcid.org/0000-0002-5166-5673.

Enoc Lemus-Cortez, Universidad de O'Higgins

Chileno, licenciado en Educación, Universidad de O’Higgins, Chile. Docente Programa de Acceso a la Educación Superior, Universidad de O’Higgins, Chile. Temas de investigación: educación estadística y educación rural. ORCID: https://orcid.org/0009-0009-0670-212X.

Manuela Mendoza-Horwitz, Universidad de O'Higgins

Chilena, PhD in Sociology of Education, University College London (UCL). Investigadora postdoctoral del Instituto de Ciencias de la Educación, Universidad de O’Higgins, Chile. Temas de investigación: política educativa y su relación con la desigualdad social, segregación escolar y procesos de inclusión/exclusión en la escuela, desde enfoques críticos y metodologías mixtas. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6043-4212.

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Publicado

2025-06-01

Como Citar

Giaconi, V., Lemus-Cortez, E., & Mendoza-Horwitz, M. (2025). Transição para a universidade de estudantes rurais no Chile. Revista Iberoamericana De Educación Superior, 16(46), 25–43. https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2025.46.1655

Edição

Seção

Territórios