Trajetórias educativas de estudantes na Universidade Nacional de Río Cuarto, Argentina, entre 2018 e 2022

Autores

  • Romina-Cecilia Elisondo CONICET
  • Daiana Schlegel Universidad Nacional de Río Cuarto
  • María-Fernanda Melgar Universidad Nacional de Río Cuarto

DOI:

https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2024.43.1590

Palavras-chave:

trajetória escolar, educação universitária, educação virtual, estudantes, aprendizagem, Argentina

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender trajetórias educacionais, a partir da perspectiva de um grupo de estudantes que estiveram na universidade antes, durante e depois da pandemia. Trabalhamos com 20 estudantes de Psicopedagogia da Universidade Nacional de Río Cuarto. Utilizamos entrevistas individuais e em grupo, narrativas escritas e análise de trabalhos desenvolvidos em oficinas. As análises refletem uma variedade de aprendizagens construídas, valiosas experiências compartilhadas e destacam a importância das relações e emoções nas trajetórias. As histórias sobre as jornadas durante e após a pandemia mostram reconfigurações de tempos, espaços e modos de ser estudante na universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romina-Cecilia Elisondo, CONICET

Argentina. Doctora en Psicología, Universidad de Murcia, España; Doctora en Psicología, Universidad Nacional de San Luis, Argentina. Investigadora Adjunta, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), Argentina; Docente, Departamento de Educación de la Facultad de Ciencias Humanas, Universidad Nacional de Río Cuarto (UNRC), Argentina. Temas de investigación: educación, creatividad, innovación educativa, aprendizaje creativo, contextos de enseñanza. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7841-9878.

Daiana Schlegel, Universidad Nacional de Río Cuarto

Argentina. Licenciada en Psicopedagogía, Universidad Nacional de Río Cuarto, Argentina; Doctoranda en Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de Cuyo, Argentina; Becaria, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), Argentina. Docente, Universidad Nacional de Río Cuarto, Argentina; Profesora titular, Universidad de Mendoza (sede Río Cuarto), Argentina. Temas de investigación: psicología educacional, compromiso académico, competencias transversales, emociones académicas, contextos de aprendizaje. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0583-5341.

María-Fernanda Melgar , Universidad Nacional de Río Cuarto

Argentina. Doctora en Psicología, Universidad Nacional de San Luis (UNSL), Argentina. Docente, Departamentos de Educación y Educación Inicial, Facultad de Ciencias Humanas, Universidad Nacional de Río Cuarto, Argentina. Temas de investigación: museos, educación, creatividad, aprendizaje a lo largo de la vida. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4331-0319.

Publicado

2024-06-01

Como Citar

Elisondo, R.-C., Schlegel, D. ., & Melgar , M.-F. (2024). Trajetórias educativas de estudantes na Universidade Nacional de Río Cuarto, Argentina, entre 2018 e 2022. Revista Iberoamericana De Educación Superior, 15(43), 141–161. https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2024.43.1590

Edição

Seção

Contornos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)