Acesso e escolha do ensino superior na Colômbia: fatores socioeconômicos e auxílio ao financiamento público

Autores

  • María-Inés Barbosa-Camargo Universidad de La Salle
  • Antonio García-Sánchez Universidad de Sevilla
  • María-Luisa Ridao-Carlini Universidad de Sevilla

DOI:

https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2022.38.1511

Palavras-chave:

acesso ao ensino superior, financiamento da educação, análise estatística (modelos de probit), Colômbia

Resumo

Conhecer os efeitos das restrições socioeconômicas e as políticas de fomento de acesso e escolha de programas de ensino superior é essencial para alcançar o desenvolvimento sustentável e corrigir as desigualdades sociais. Analisamos esses determinantes e seus efeitos na Colômbia com dados de SPADIES, ICFES e ICETEX, utilizando um modelo de probit ordenado com correção para endogeneidade. Encontramos um efeito excludente no acesso aos estudos universitários, uma vez que a renda familiar, o nível educacional da mãe e o acesso ao crédito educacional são determinantes; pelo contrário, os efeitos são quase insignificantes em estudos técnicos e muito limitados em estudos tecnológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María-Inés Barbosa-Camargo, Universidad de La Salle

Colombiana. Doctora en Análisis Económico Aplicado e Historia Económica, Universidad de Sevilla, España; Magíster en Ciencias Económicas y Economista, Universidad Nacional de Colombia. Profesora Asociada en la Facultad de Economía, Empresa y Desarrollo Sostenible, Universidad de La Salle, Bogotá, Colombia. Temas de investigación: economía de la educación, economía aplicada, desarrollo. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7705-7983.

Antonio García-Sánchez, Universidad de Sevilla

Español. Doctor en Ciencias Económicas y Empresariales, Universidad de Huelva, España. Profesor contratado doctor, Coordinador de Estudios de Posgrado en el Departamento de Economía e Historia Económica y miembro de la Comisión Permanente de la Junta de Facultad de Turismo y Finanzas de la Universidad de Sevilla, España. Temas de investigación: economía de la innovación y el cambio tecnológico, economía y desarrollo regional, economía de la educación y la cultura. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7747-6929.

María-Luisa Ridao-Carlini , Universidad de Sevilla

Española. Doctora en Ciencias Económicas y Empresariales, Universidad de Sevilla. Profesora Titular de Universidad y Directora del Departamento de Economía e Historia Económica de la Universidad de Sevilla, España. Temas de investigación: economía de la educación y la cultura, economía y desarrollo regional. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8440-105X.

Publicado

2023-04-28

Como Citar

Barbosa-Camargo, M.-I., García-Sánchez, A., & Ridao-Carlini , M.-L. (2023). Acesso e escolha do ensino superior na Colômbia: fatores socioeconômicos e auxílio ao financiamento público. Revista Iberoamericana De Educación Superior, 13(38), 42–62. https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2022.38.1511

Edição

Seção

Territórios