Avaliação formativa no ensino artístico universitário. Um estudo comparativo entre os campos das Ciências Humanas e Sociais na perspectiva dos professores
DOI:
https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2024.44.1897Palavras-chave:
avaliação formativa, educação artística, educação superior, pesquisa qualitativa, EspanhaResumo
Com a implementação do Espaço Europeu de Ensino Superior, as universidades espanholas introduziram grandes mudanças em seus sistemas de avaliação. Na área de educação artística, a avaliação formativa tem características que merecem ser estudadas para sua valorização. Este estudo compara as práticas de avaliação de professores de educação artística de duas universidades espanholas usando uma metodologia qualitativa. Contrasta a avaliação na formação de artistas-criadores e na formação inicial de professores. Os resultados oferecem uma ampla variedade de recursos típicos da educação artística, tais como: retroalimentação formativa, uso de portfólios ou livros de artista, as rubricas visuais e mostruários, ou a exposição pública de obras. Conclui com algumas recomendações de melhoria para as Ciências Humanas e Sociais.
Downloads
Referências
Aguirre, Imanol (2005), Teorías y prácticas en Educación Artística (ed. orig. 1999), Barcelona, Octaedro/EUB.
Agra, María Xesús, Adriana Gewerc y Lourdes Montero (2003), “El portafolios como herramienta de análisis en experiencias de formación on-line y presenciales”, Enseñanza, núm. 21, pp. 101-114.
Andrieu, Amaia, Ainhoa Gómez Pintado y Pablo Lekue (2017), “Evaluación de las guías docentes para la Educación en Artes Visuales del profesorado en formación de los grados de Educación Infantil y Primaria”, Observar. Revista Electrónica de Didáctica de las Artes, vol. 11, núm. 1, pp. 75-96, <https://www.raco.cat/index.php/Observar/article/view/422460> [Consulta: abril de 2024].
Barbera Gregori, Elena (1999), Evaluación de la enseñanza, evaluación del aprendizaje, Barcelona, Edebé.
Bellido Márquez, María del Carmen (2013), “La evaluación por competencias en la docencia universitaria del Grado en Bellas Artes”, Historia y Comunicación Social, núm. 18, pp. 865-877, <https://core.ac.uk/download/pdf/38816735.pdf> [Consulta: abril de 2024].
Bosch Roig, María del Pilar, Melani Lleonart García, Lucía Bosch Roig y José Antonio Madrid García (2021), “Uso de rúbricas para la evaluación formativa mediante autoevaluación. Análisis y comparación de la percepción aprendizaje alumno-docente”, IN-RED 2021: VII Congreso de Innovación Edicativa y Docencia en Red, Valencia, Editorial Universitat Politècnica de València, pp. 1233-1248, DOI: https://doi.org/10.4995/INRED2021.2021.13472.
Delgado, Ana María, Rosa Borge, Jordi García, Rafael Oliver y Lourdes Salomón (2005), Competencias y diseño de la evaluación continua y final en el Espacio Europeo de Educación Superior, Dirección General de Universidades, MEC.
Díaz-Barriga, Ángel (2023), “¿Calificar o evaluar? Dos procesos que se confunden y pervierten el acto educativo”, Revista Iberoamericana de Educación Superior, vol. 14, núm. 40, pp. 98–115, DOI: https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2023.40.1547.
Gregori Giralt, Eva y José Luis Menéndez Varela (2015), “La evaluación en el Aprendizaje Basado en Problemas (ABP): Resultados de una experiencia didáctica en los estudios universitarios de Bellas Artes”, Estudios pedagógicos (Valdivia), vol. 41 núm. 2, pp. 87-105, DOI: http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052015000200006
Hernández-Hernández, Fernando (2010), “Educación y cultura visual (ed. orig. 1997)”, Barcelona, Ediciones Octaedro.
Holley, Karri y Julia Coylar (2009), “Rethinking Texts: Narrative and the Construction of Qualitative Research”, Educational Researcher, vol. 38, núm. 9, pp. 680-686, <https://www.jstor.org/stable/25592191> [Consulta: abril de 2024].
Iribas Rudín, Ana (2023), “Bellas artes y participación”, en Irene Martínez y Jon Sanz (coords.), Miradas a la participación y al género en las aulas universitarias: una guía para docentes, Barcelona, Los Libros de la Catarata, pp. 117-131.
Leggo, Carl (2010), “Lifewriting: A Poet’s Cautionary Tale”, LEARNing Landscapes, vol. 4, núm. 1, pp. 67-84, DOI: https://doi.org/10.36510/learnland.v4i1.363
López Mojarro, Miguel (2001), La evaluación del aprendizaje en el aula, Zaragoza, Edelvives.
Marín Viadel, Ricardo (1987), “¿Medir los resultados o comprender los procesos? Dos alternativas para la investigación y la evaluación artística”, Icónica, núm. 9, pp. 41-62.
Marín Viadel, Ricardo (1985), “Objetivos y objetividad en la evaluación de las enseñanzas artísticas”, Icónica, núm. 5, pp. 9-11.
Menéndez Varela, José Luis (2013), “Rúbricas para la evaluación de proyectos de aprendizaje-servicio en los estudios universitarios de las Artes”, Observar. Revista electrónica de didáctica de las artes, núm. 7, pp. 5-24, <https://www.observar.eu/ojs/index.php/Observar/article/view/49> [Consulta: septiembre de 2023].
Miño Puigcercós, Raquel y Fernando Herraiz (2014), “El reto de promover y evaluar el aprendizaje autónomo en la educación superior: relatos y miradas docentes”, Pedagógica: Revista do programa de Pós-graduaçao em Educaçao-PPGE, vol. 16, núm. 33, pp. 49-60.
Mohajan, Devajit y Haradhan Mohajan (2023), “Families of Grounded Theory: A Theoretical Structure for Novel Researchers”, Studies in Social Science & Humanities, vol. 2, núm. 3, pp. 56-65, DOI: https://doi.org/10.56397/SSSH.2023.03.08
Moral Ruíz, Carmen (2017), “La calidad educativa a través de la evaluación por rúbricas. Titulaciones de Bellas Artes y Restauración”, Observar. Revista electrónica de didáctica de las artes, vol. 11, núm. 2, pp. 131-144, <https://revistes.ub.edu/index.php/observar/article/view/45568> [Consulta: abril de 2024].
Obilor, Esezi Isaac (2023), “Convenience and purposive sampling techniques: Are they the same”, International Journal of Innovative Social & Science Education Research, vol. 11, núm. 1, pp. 1-7, <https://seahipaj.org/journals-ci/mar-2023/IJISSER/full/IJISSER-M-1-2023.pdf> [Consulta: enero de 2024].
Reina García, Francisco M. (2012), “El portafolio como recurso didáctico en el ámbito de la educación artística y la cultura visual”, en F. Hernandez y A. Aguirre (coomps.), Investigación en las Artes y la Cultura Visual, Universitat de Barcelona, pp. 121-137, <http://hdl.handle.net/2445/22162> [Consulta: abril de 2024].
Sameshima, Pauline (2009), “Cartographic Storytelling for a Changing World: The Pedagogical Praxis of Home in School”, Northwest Passage: Journal of Educational Practices, vol. 7, núm. 1, pp. 2-13, DOI: https://doi.org/10.15760/nwjte.2009.7.1.3
Sandelowski, Margarete (2001), “Real qualitative researchers do not count: The use of numbers in qualitative research”, Research in nursing & health, vol. 24, núm. 3, pp. 230-240, DOI: https://doi.org/10.1002/nur.1025
Sanmartí, Neus (2008), Diez ideas clave. Evaluar para aprender (ed. orig. 2007), Barcelona, Graó.
Soler Baena, Ana y Antía Iglesias Fernández (2024), "’Libro en Blanco’. Espacios liminales de la gráfica contemporánea: Una propuesta de metodología creativa de aplicación de la investigación a la docencia a través del libro de artista”, Revista Sonda. Investigación en Artes y Letras, vol. 13, pp. 66–80, DOI: https://doi.org/10.4995/sonda.2024.20288
Soto Calzado, Inocente (2018), “Diseño de rúbricas para la enseñanza superior del Grabado”, Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, vol. 2, núm. 1, pp. 173–184, DOI: https://doi.org/10.6018/reifop.21.1.305311.
Stufflebeam, Daniel L. y Anthony J. Shinkfield (1987), Evaluación sistemática. Guía teórica y práctica, Barcelona, Paidós.
Turra, Yanire, Carolina Pilar Villagra, María Elena Mellado y Omar Andrés Aravena (2022), “Diseño y validación de una escala de percepción de los estudiantes sobre la cultura de evaluación como aprendizaje”, RELIEVE, Revista electrónica de Investigación y Evaluación Educativa, vol. 28, núm. 2, art. 9, DOI: http://doi.org/10.30827/relieve.v28i2.25195
Varela Casal, Cristina y María Begoña Paz García (2015), “Didáctica de las artes plásticas: nuevas estrategias y nuevos lenguajes para la educación artística; diseño gráfico”, Opción, vol. 31, núm. 5, pp. 909-923, <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=31045570051> [Consulta: septiembre de 2023].
Williams, Michael y Tami Moser (2019), “The art of coding and thematic exploration in qualitative research”, International Management Review, vol. 15, núm. 1, pp. 45-55, <http://www.imrjournal.org/uploads/1/4/2/8/14286482/imr-v15n1art4.pdf> [Consulta: septiembre de 2023].
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.