Formação docente em perspectiva decolonial: narrativa de educadores normalistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2022.37.1311

Palavras-chave:

educação normalista, formação de professores, colonialidade/decolonialidade, narrativa, Brasil, Colômbia

Resumo

A formação profissional de educadores é o tema central do artigo, seu estudo se realiza a partir de narrativas de experiências de formação inicial de três educadores de escolas normais do Brasil e da Colômbia entre 1940-1980. Esta pesquisa tem suporte teórico nos “estudos decoloniais” e tem permitido analisar a importância da pesquisa narrativa como potenciadora para a reflexão e identificar aspectos da colonialidade presentes na formação e nos saberes dos professores sujeitos da investigação. Para isto, o corpus (entrevistas) fui triangulado levando em conta três categorias —pesquisa narrativa, saberes adquiridos e atualização, reflexão e prática— que permitiram concluir que a formação de professores teve uma forte incidência da ‘pedagogia colonial’.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlén Rátiva-Velandia

Colombiana. Doctora en Ciencias de la Educación, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia; Magister en Investigación Social Interdisciplinaria, Universidad Francisco José de Caldas, Colombia. Estancia posdoctoral, Universidad Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil; miembro de Grupo de Investigación Historia y Prospectiva de la Universidad Latinoamericana y del Grupo Formación y Profesión Docente, FOPROFI. Temas de investigación: historia de la educación, escuelas normales, lenguaje, didáctica del lenguaje, formación docente, práctica pedagógica, evaluación educativa, política educativa.

José-Rubens Lima-Jardilino

Brasileño. Doctorado en Ciencias Sociales, Pontificia Universidad Católica de São Paulo, Brasil; Posdoctorado en Ciencias de la Educación, Université Laval-Quebéc, Canadá y Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia; Postdoctorado en Historia de los Mundos Atlánticos, Universidad Pablo de Olavide, Sevilla, España. Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil, Vice-director del Grupo de Investigación Historia y Prospectiva de la Universidad Latinoamericana HISULA, Colombia y director del Grupo de investigación Formación y Profesión Docente, FOPROFI, Mariana, Brasil; investigador en Productividad Científica del Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico, Brasil. Temas de investigación: historia de la educación, formación docente, políticas educativas.

Diana-Elvira Soto-Arango

Colombiana. Doctora en Filosofía y Ciencias de la Educación, UNED España; Posdoctorado del Consejo Superior de Investigaciones Científicas de España; Magister en Investigación Socioeducativa, Universidad Pedagógica Nacional, Colombia. Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia; Directora del Grupo de Investigación Historia y Prospectiva de la Universidad Latinoamericana, HISULA, Colombia. Temas de investigación: historia de la educación, políticas educativas universitarias, educadores latinoamericanos.

Publicado

2022-06-01

Como Citar

Rátiva-Velandia, M., Lima-Jardilino, J.-R., & Soto-Arango, D.-E. (2022). Formação docente em perspectiva decolonial: narrativa de educadores normalistas. Revista Iberoamericana De Educación Superior, 13(37), 194–211. https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2022.37.1311

Edição

Seção

Ressonâncias