Infraestrutura e equipamento tecnológico nos doutorados consolidados do CONACYT: um olhar a partir das políticas públicas e dos acadêmicos

Autores

  • Serafín-Ángel Torres-Velandia Instituto de Ciencias de la Educación (ICE) Universidad Autónoma del Estado de Morelos
  • Dalia Ruíz-Ávila Universidad Pedagógica Nacional UPN
  • Luis-Demetrio Meza-López Universidad Autónoma de Sinaloa

DOI:

https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2017.21.210

Palavras-chave:

políticas, pós-graduações consolidadas, infraestrutura, equipamento tecnológico, professores pesquisadores, México.

Resumo

Nos programas nacionais de pós-graduações de qualidade do Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología no México, o papel dos professores pesquisadores é o de potenciar a formação dos estudantes utilizando, entre outros, os recursos institucionais de infraestrutura e equipamentos tecnológicos. O fim do estudo foi examinar as percepções dos agentes educativos a respeito da experiência atingida nos processos de apropriação e aplicação desses recursos nas práticas acadêmicas. Foi aplicado enfoque metodológico qualitativo, sob o paradigma da Teoria Fundamentada de Strauss e Corbin. Nas entrevistas feitas aos professores pesquisadores evidenciou-se insuficiente treinamento em tecnologias da informação e da comunicação e ausência de política integral, por parte das universidades objeto de estudo, para atualização da comunidade acadêmica no uso eficiente das redes tecnológicas.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Serafín-Ángel Torres-Velandia, Instituto de Ciencias de la Educación (ICE) Universidad Autónoma del Estado de Morelos


Profesor Investigador en el ICE/UAEM

 

Doctorado en Filosofía y Ciencias de la Educación. Profesor investigador en la Universidad Autónoma del Estado de Morelos (UAEM). Líneas de investigación: Multi-modalidades en Educación Superior. Formación e investigación en red en el ámbito educativo.



Dalia Ruíz-Ávila, Universidad Pedagógica Nacional UPN

Coordinadora del Área Académica 1 Política Educativa, Procesos Institucionales y Gestión, de la Universidad Pedagógica Nacional UPN.

Doctorado en Antropología. Profesor investigador en la Universidad Pedagógica Nacional, Unidad Ajusco (UPN-Ajusco). Líneas de investigación: Análisis del discurso educativo.  Semiótica de la cultura.

Luis-Demetrio Meza-López, Universidad Autónoma de Sinaloa

Doctorado en Educación. Profesor de la Universidad Autónoma de Sinaloa (UAS). Líneas de investigación: Estrategias de aprendizaje en línea. TIC en la educación. Evaluación del proceso educativo.

Publicado

2017-01-31

Como Citar

Torres-Velandia, S.- Ángel, Ruíz-Ávila, D., & Meza-López, L.-D. (2017). Infraestrutura e equipamento tecnológico nos doutorados consolidados do CONACYT: um olhar a partir das políticas públicas e dos acadêmicos. Revista Iberoamericana De Educación Superior, 8(21). https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2017.21.210

Edição

Seção

Territórios