Mobilidade social intergeracional no México. O caso dos formandos do pré-escolar durante a pandemia de Covid 19

Autores

  • Gustavo Mejía-Pérez Universidad Autónoma Metropolitana Unidad Azcapotzalco
  • Jacobo González-Baños Universidad Pedagógica Nacional
  • Francisco Alvarado-Pérez Universidad Pedagógica Nacional

DOI:

https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2023.39.1527

Palavras-chave:

acompanhamento dos graduadas, mobilidade social, educação pré-escolar, condições de trabalho, ensino superior, México

Resumo

O artigo analisa a mobilidade social intergeracional de mulheres fora da idade normativa (18 a 22 anos) que estudaram e trabalharam durante a licenciatura e que se dedicam à docência, a partir de um acompanhamento de graduadas do curso de Educação Pré-Escolar (LEP) da unidade 097 da Universidade Nacional Pedagógica (UPN) na Cidade do México. Para a realização do estudo, aplicou-se um questionário on-line, ao qual responderam 128 graduadas. Os resultados mostram que os benefícios potenciais que o ensino superior representa em termos de mobilidade social são limitados pelas condições desfavoráveis em que as graduadas do LEP vivem e trabalham, que são acentuadas por fatores institucionais (como o baixo percentual de diplomação dessa unidade) e contingências (como a pandemia).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Mejía-Pérez, Universidad Autónoma Metropolitana Unidad Azcapotzalco

Mexicano. Doctor en Ciencias en la Especialidad de Investigaciones Educativas (CINVESTAV), Instituto Politécnico Nacional, México; maestro en Investigación Educativa (UAA). Profesor visitante en la Universidad Autónoma Metropolitana Unidad Azcapotzalco, México. Temas de investigación: movilidad social y distribución territorial de la oferta de educación superior. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2370-4276.

Jacobo González-Baños, Universidad Pedagógica Nacional

Mexicano. Licenciado en Sociología, Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Profesor de tiempo completo, Unidad 097, Universidad Pedagógica Nacional, México. Temas de investigación: educación y mercados de trabajo; construcción social del conocimiento; seguimiento de egresados; autonomía universitaria. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2050-3492.

Francisco Alvarado-Pérez, Universidad Pedagógica Nacional

Mexicano. Licenciatura en Químico Bacteriólogo Parasitólogo (QBP), Universidad Autónoma de Nuevo León (UANL), México. Profesor de tiempo completo, Unidad 097, Universidad Pedagógica Nacional, México. Temas de investigación: enseñanza de la ciencia, educación ambiental, investigación educativa, gestión escolar. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0554-1231.

Publicado

2023-04-28

Como Citar

Mejía-Pérez, G., González-Baños, J., & Alvarado-Pérez, F. (2023). Mobilidade social intergeracional no México. O caso dos formandos do pré-escolar durante a pandemia de Covid 19. Revista Iberoamericana De Educación Superior, 14(39). https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2023.39.1527

Edição

Seção

Territórios